Em um encontro anual da equipe comercial de uma empresa que atua no ramo farmacêutico, vendendo remédios para órgãos públicos, durante o período da manhã o compliance officer faz um longo e empolgante treinamento sobre o código de ética e manual de representação comercial da empresa, para que todo o time tenha conhecimento e intimidade com as políticas e valores da empresa.
No período da tarde, quase no encerramento, o presidente divulga a meta da equipe para o próximo trimestre, com uma projeção de crescimento em vendas astronômico. No final da reunião, já no jantar de confraternização, em que o presidente também se encontrava, o diretor comercial fala "a boca pequena", com cada um dos participantes, que não se importa o que façam, eles precisam conseguir a meta para que todos tenham bônus no final do trimestre. E, ainda, ameaça de demissão aquele "que não vender a mãe" para o atingimento.
1. Considerando a meta astronômica, o recado do diretor e a promessa financeira, qual a mensagem/sensação que se criou com a mensagem do diretor?
2. Mencione todas as posturas que o presidente da empresa deve tomar em relação ao diretor e aos empregados, a título de Ética e Compliance, diante do comportamento do diretor?
FONTE: PESCARMONA, Ana F.
Iapichini; CRESPO, Liana Irani Affonso Cunha; ALCÂNTARA, Eunice; PEREIRA, Clara
Carneiro. A importância do tone at the top e os seus desafios na
prática. FRANCO, Isabel (Org.). Guia Prático de Compliance. Rio de
Janeiro: Forense, 2020, p. 33-50, p.39-40.
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