Um empregado passou anos trabalhando no mesmo local, e era por todos conhecido como "Burro Velho". É verdade que ele era um profissional de idade mais avançada do que a grande maioria dos seus colegas, na faixa dos 20 ou 30 anos, e ele tinha mais de 40 anos, mas isso não justificava o apelido.
Os e-mails que eram dirigidos a ele ou ao time sempre faziam referência ao Burro Velho, que estava encarregado disso ou daquilo, e todos sabiam muito bem a quem eles se referiam.
Aparentemente, o profissional que recebeu tal apelido aceitava a "brincadeira", porque nunca reclamou a quem quer que fosse. Sabe-se que até o momento o empregado não se opões à brincadeira e, além dele, outros são alvo de chacota. Seus colegas de trabalho também não tem problemas de relacionamento com o alvo do apelido.
Um colega de trabalho, novo no setor, incomodado com a brincadeira, e após quinze colegas publicarem stories no instagram durante o almoço, no refeitório da empresa, fazendo alusão ao apelido já mencionado, decidiu acionar o canal de denúncias da empresa, informando ao setor de compliance o ocorrido.
Considerando os estudos sobre canal de denúncia, investigações, retaliações e treinamentos dentro de um Programa de Compliance, como você conduziria a denúncia?
FONTE: SERPA, Alexandre; HENCSEY, Antonio Carlos, GIEREMEK, Rogeria. Assédio moral e sexual: tratamento de denúncias. FRANCO, Isabel (Org.). Guia Prático de Compliance. Rio de
Janeiro: Forense, 2020, p. 227-243.
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