domingo, 4 de janeiro de 2009

Pimenta


Momento curiosidade e utilidade pública. Não sei se alguém aí gosta, mas gosto muito de pimentas. Vi essas informações no site do Wikipédia e achei interessante.

LUCENA FILHO, H. L. de.

"Uma das principais características culturais das tribos indígenas que habitavam as terras brasileiras na época do descobrimento era o cultivo de pimentas. Após o descobrimento, as sementes e frutos de pimentas passaram a ser cada vez mais cultivados, disseminado entre vários povos, utilizadas de diversas formas.

A 'Capital Nacional da Pimenta', como é conhecido o município de Turuçu, RS [1], começou a cultivá-la no final do século XIX. Tal informação pode ser comprovada pelos depoimentos dos produtores da região, muitos deles já de idade elevada, tendo passado dos sessenta anos de idade, que relembram a cultura do cultivo, passada a eles por seus pais.

A pimenta faz bem à saúde e seu consumo é essencial para quem tem enxaqueca. A substância química que dá à pimenta o seu caráter ardido é exatamente aquela que possui as propriedades benéficas à saúde. Elas provocam a liberação de endorfinas - verdadeiras morfinas internas, analgésicos naturais extremamente potentes que o nosso cérebro fabrica! E quanto mais endorfina, menos dor e menos enxaqueca. E tem mais: as substâncias picantes das pimentas melhoram a digestão, estimulando as secreções do estômago. Possuem efeito antiflatulência. Estimulam a circulação no estômago, favorecendo a cicatrização de feridas (úlceras), desde que, é claro, outras medidas alimentares e de estilo de vida sejam aplicadas conjuntamente. Existem estudos que demonstram que a pimenta é um potente antioxidante (antienvelhecimento) e antiinflamatório. A pimenta possui até propriedades anticâncer. [texto: Dr. Alexandre Feldman]".

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Pimenta"

6 comentários:

Aline Silveira disse...

Apesar de gostar de pimentas, tenho me privado de sua utilização por acreditar em alguns mitos associados a ela, e também por não saber que possuíam propriedades benéficas a saúde.
( E olhe que sofro de enxaqueca )
Agora sei que posso “apimentar “
um pouco mais meu cardápio!!! hehehehehe

Humberto Lucena disse...

Aline, fiquei curioso. Quais são os mitos associados às pimentas?

Ah, sei que dizem de propriedade afrodisíacas também.

Aline Silveira disse...

Que provocam gastrite, úlcera, pressão alta, sempre ouvi isso e comprovei que eram mitos !!!
Além do que , conheço gente que usa pingente de pimenta pra afastar
" mau olhado " !

Anônimo disse...

Sou um "discipulador" no que diz respeito à pimenta. Já fiz muita gente que detestava seu ardor se render ao seu sabor. São várias utilidades e as receitas com pimenta só aumentam, da pitça ao kuxcuz eu como com pimenta. Sem falar que ainda serve de refresco se for no _ _ dos outros.. Hahahaha.

Anônimo disse...

Antônio Filho, essa parte do refresco foi ótima..ahaahah

Aline Silveira disse...

Ri muito Antônio ...
Essa parte do refresco nem havia passado em minha cabeça !!!
rsrsrsrsr