quinta-feira, 15 de setembro de 2016

O desserviço público de Lula


Era uma manhã quente de maio de 2006 e cursava o 9º semestre de Direito na UFRN. Acordara preocupado, ansioso e temeroso pelo futuro profissional que chegaria em janeiro do ano seguinte. 

Àquela altura eu era apenas um estudante, que saíra do emprego de professor de inglês, dois anos antes, para ser bolsista da Agência Nacional do Petróleo e Gás Natural e receber 450 reais, metade do meu salário anterior. A mudança tinha uma razão: eu precisava me dedicar a alguma área do Direito, dado que meu emprego era em outro ramo profissional.

Eu encerraria minha graduação em dezembro de 2006. Minha bolsa iria até janeiro de 2007. Depois, eu seria mais um bacharel, que tentaria a vida na advocacia, profissão que tenho grande respeito.

Estava na sala da prática jurídica e, entre um atendimento e outro, abri um site de concurso público e me deparei com uma notícia de edital para cargos no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (Pernambuco). Poderia ter sido qualquer outro cargo (Auditor, magistratura, Ministério Público, TJ, TRF, TRE, Polícia Civil/Federal, etc), mas Deus escreve certo por linhas certas e precisava ser a Justiça do Trabalho.

Eu juntei energias de onde não tinha, peguei minhas economias e as transformei em Vade-mecum, resumos, livros, apostilas, assinaturas de sites de questões de concursos, etc. Eu fiquei absolutamente sem um real no bolso.

Estudei incessantemente e com muita disciplina por três meses e meio até a data da prova em Recife. Não havia diferença entre uma quarta e um sábado. Nessa época eu estava escrevendo minha monografia (que depois seria meu primeiro livro), cursava cinco disciplinas na universidade, além dos estudos da base de pesquisa, estudava espanhol e praticava esportes.

Todo tempo era valioso para estudar. No ônibus, numa fila, nas aulas, em casa, na sala, no quarto, na área, pela manhã, tarde, noite, madrugada. Muitas vezes adormecia sobre os livros, acordava desorientado sem saber que dia ou que horas eram.

Pois bem. Eu gastara todas as minhas economias em livros. Só me sobrara o dinheiro da passagem ida-volta para Recife-PE. Eu não tinha dinheiro para hospedagem, meus pais também não tinham e eu silenciei o assunto com minhas irmãs. Um dia eu conto como fui fazer essa prova (não esqueçam de me cobrar isto!) e a prova viva que Deus cuida de nós a todo o tempo.

Em agosto fiz a prova, no mês seguinte saiu o resultado, eu me graduei em Direito em dezembro e fui nomeado dia 23 de janeiro de 2007 para o cargo de Oficial de Justiça Avaliador Federal, que exerço com muita honra e satisfação. Muitos colegas do serviço público tiveram uma jornada mais árdua que a minha. Anos de dedicação, compatibilizar família, emprego, demissão, falta de recursos, fracassos nos resultados e assim por diante.

Hoje ouvi o ex-presidente Lula desmerecer e menosprezar o esforço e trabalho dos servidores públicos deste país. Como em qualquer ofício temos bons (tenho dois excelentes exemplos em casa, Kelly Cristine​ e Karenyne Prata) e maus servidores, diligentes e relapsos, educados e ignorantes. Porém, independentemente do ódio ou apreço que você nutra pelo serviço público, ainda é um dos poucos sistemas de meritocracia e superação que subsistem nesse país.
Nas palavras de Lula, o político é mais honesto do que os servidores públicos porque precisa enfrentar o povo todos os anos nas ruas, enquanto este termina sua graduação, passa no concurso e garante o cargo pela vida inteira.

Lula, numa só frase, expõe seu desprezo pelo trabalho, pelo estudo, pela formação acadêmica e mente deliberadamente ao endeusar políticos. Afinal, convenhamos, trabalhar e estudar nunca foi seu ponto forte.

Eu não saio às ruas para enfrentar o povo, caro Lula, porque já o faço todos os dias ganhando honestamente meus modestos proventos de servidor público e professor universitário; eu não sou o melhor ser humano, mas não tenho meu nome envolvido numa ação penal que me acusa de receber milhões de reais e causar danos irreparáveis aos cofres públicos. Sim, eu já recebi algumas tentativas de suborno, mas tenho a tranquilidade de dormir em paz porque não sucumbi a NENHUMA delas. 

Farei 10 anos de Justiça do Trabalho (que seu partido fez questão de asfixiar em 2015) em janeiro próximo, cada vitória acadêmica e profissional foi duramente conquistada. Vim de onde tinha seca, cacto e educação precária, vou até onde o céu me permitir, mas sem nunca ter apelado para psicopatias discursivas e retóricas, sem ter me vitimizado ou me sentir perseguido pelo "sistema".

É com o fruto do meu trabalho diário que melhorei de vida. Não me envergonho de dizer que isto se deu às duras penas, com muito sacrifício e suor. Eu repudio o senhor e o partido dos trabalhadores, porque sobre o trabalho eu estudei e o faço diariamente. Não contribuí, nem trabalhando nem usando o púlpito sagrado da sala de aula, para o projeto cleptocrata de poder, conduzido pelo senhor. Tampouco me utilizo da docência para segregar trabalhadores e empregadores, brancos e negros, heterossexuais e homossexuais, homens e mulheres, especialidade da sandice típica das políticas públicas do vosso partido. Eu me recuso a rebaixar a humanidade a tal patamar.

Encerro esse desabafo com as palavras da minha irmã Karenyne Prata​, uma das melhores servidoras públicas que conheço 

“(...) Depois de trabalho intenso, de duas horas de trânsito, a pessoa chega em casa e encontra esse ‘palestrante’ a charlar um despautério desses. Mais desesperador ainda é saber que há quem aplauda essa insanidade. Será que não tem retorno nesse microfone? Não se ouve? Eu não sou política, enfrento o povo todo dia no trabalho e não só em ano de eleição. Acorda, senhor, você é um ex-presidente da República e o que diz reverbera no mundo. Não é ridículo para mim, servidora pública que se preza, e sim para o senhor, que leva a vida colecionando pinga em sítio emprestado”.



Humberto Lima de Lucena Filho
Oficial de Justiça Avaliador Federal do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região
Professor de Direito do Trabalho
Doutor em Ciências Jurídicas - Direitos Humanos e Desenvolvimento pela UFPB
Mestre em Direito Constitucional pela UFRN
Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela UnP/Laureate International Universities

2 comentários:

Alex Sandra disse...

Parabéns texto espetacular...

Li disse...

Sensacional!!!